Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

SAÚDE E AS UNHAS - 6 SINAIS QUE INDICAM O ESTADO DA NOSSA SAÚDE!

07-12-2018

https://i.imgur.com/9iPCzEG.png

 

 

A menos que você seja mulher, é possível que não dê muita atenção às suas unhas, não é verdade? A maioria das pessoas, por exemplo, só olham para essa parte do corpo na hora de cortar e limpar, o que, sejamos honestos não acontece assim com tanta frequência.

 

Se esse for o seu caso, acredite, você deveria prestar mais atenção à aparência natural das suas unhas. Não por causa da sua parte estética, mas porque elas podem dar alertas sobre como anda a sua saúde.

 

Aliás, conforme a sabedoria popular, as unhas podem realmente ser encaradas como “termómetros” do nosso organismo. É através delas que descobrimos, antes mesmo de qualquer exame, que a nossa alimentação precisa ser melhorada ou que algo não está dentro dos conformes no nosso corpo.

 

Por exemplo, se as suas unhas quebram constantemente, como acontece com a maioria das pessoas, este pode ser um sinal de que você está a utilizar demasiados produtos químicos. E o que dizer daqueles risquinhos brancos que quase todos têm? Eles alertam para o baixo índice de proteína no seu organismo ou até mesmo para problemas nos rins e no fígado.

 

 

 

Conheça os 10 sinais de alerta

 

 

1. Amareladas ou esbranquiçadas - Quando esbranquiçadas, podem indicar anemia, carência de Zinco e Proteínas, dermatites de contacto (alergias a esmaltes, sabões, detergentes...), psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal.

 

Já as unhas amareladas ou com manchas são frequentes em fumadores e também indicam uso crónico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (percursor da Vitamina A, encontrado na cenoura, beterraba, mamão...), diabetes, micoses e males de fígado.

 

2. Sulcos ou linhas de Beau - Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, como uma batida forte; ou a doenças, como sarampo, caxumba e até mesmo descontrolo na diabetes. Essas marcas também podem indicar que o seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.

 

3. Pontos de hemorragia - Pequenos pontos e linhas marrons ou avermelhados abaixo das unhas podem ser sinal de leves hemorragias, muitas vezes causadas por vasos sanguíneos rompidos. Mas isso não é algo comum. Segundo profissionais de saúde, esse pode ser sintoma de psoríase, lúpus ou até mesmo doenças do coração.

 

4. Linhas brancas ou de Muehrcke - Essas linhas são um dos sinais mais comuns nas unhas das pessoas e têm também um significado especial a respeito da saúde. Especialistas dizem que elas podem indicar níveis baixos de proteína e até mesmo doenças em órgãos como os rins e o fígado. Estas linhas também são comuns em pessoas que fazem quimioterapia.

 

5. Unhas Grossas - Segundo os especialistas, este não é um sinal de uma patologia, mas indica a presença de fungos nas unhas. Isso também pode ser um alerta natural de envelhecimento e até mesmo de problemas de pressão.

 

 

 

 

6. Quebradiças - Se as suas unhas dificilmente permanecem inteiras, sem quebrar, esse pode ser um sinal de que você mantem contato frequente e prolongado com substâncias químicas, tais como detergentes e até mesmo o esmalte de unha. Entretanto, este também pode ser um alerta de infecção por fungos ou até mesmo problemas na tireoide.

 

7. Concavas - Unhas em formato de colher, tais como na imagem, podem ser sinal de uma pequena curvatura. Mas elas também indicam deficiência de ferro, doenças no fígado, como hemocromatose; doenças cardíacas ou problemas hormonais, causados por descontrole na tireoide.

 

8. Esféricas - Pontas dos dedos avantajadas, com unhas esféricas, podem se tratar de um sinal de fibrose pulmonar, asbestose e outras doenças relacionadas ao pulmão.

 

9. Levemente esburacadas - Este não costuma ser um sinal de nada grave, mas pode ser o resultado de psoríase, artrite ou alopecia.

 

10. Linhas escuras - Estes sim pode ser sinais de alerta muito improtantes. Conforme os especialistas, esse tipo de linhas costumam indicar melanoma, um tipo de câncro de pele extremamente agressivo.

 

E aí, identificou algum desses sinais na sua unha? Se a resposta foi positiva, não entre em pânico, procure um médico o mais rápido possível. Somente um profissional poderá dizer se você está com algo errado no organismo.


fonte: "Segredos do Mundo"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.